Home
Os indicados ao Oscar 2012 de Melhor Figurino são… por Nathália Luna em 21 de fevereiro de 2012

Como sabemos o Oscar acontece nesse domingo, dia 26. Não poderia deixar de falar sobre os filmes indicados ao Oscar de Melhor Figurino, afinal de contas, essa é uma das vertentes mais lindas da moda.

Pra variar os indicados a essa categoria são filmes de época, que são os mais premiados sempre. Esse ano temos filmes de vários períodos e lugares diferentes… Os indicados a melhor figurino de 2012 são:

 “A Invenção de Hugo Cabret”

Um garoto de 12 anos perde o pai num incêndio e vai viver com o tio, um relojoeiro que trabalha na estação ferroviária de Montparnasse. Depois do desaparecimento de seu tio, Hugo tem que viver sozinho mantendo os relógios, roubando comida e tentando finalizar o sonho do pai, um robô. O figurino é da inglesa super premiada Sandy Powell  (indicada ao Oscar 10 vezes e vencedora de três, “A Jovem Rainha Victoria”,  “O Aviador” e “Shakespeare Apaixonado”) que brinca com contra pontos, como o soldado lúdico que parece um boneco e as roupas pesadas e escuras das crianças, a ambientação traz o ar da Paris de 1930.

“W.E.”

O filme que tem a direção de Madonna(…) mostra duas historias ao mesmo tempo, a real do Rei Edward VIII, que abdicou do trono inglês para se casar com Wallis Simpson, uma socialite americana, na década de 1930, e a fictícia história de Wally Winthrop que é apaixonada pela historia de amor do Rei, que se passa em 1998. O figurino é da stylist da diretora/cantora, Arianne Phillips, extremamente bem trabalhado e luxuoso, o figurino conta com peças das grifes Balenciaga, Christian Dior e John Galliano, e ganhou até um editorial especial na Vanity Fair. (Me lembra O Diabo Veste Prada, que em 2006 infelizmente perdeu a estatueta para Maria Antonieta, vocês me entendem?).

“O Artista”

Todos os olhares estão voltados para o francês “O Artista” que se passa nos anos 20 e conta a história de um astro do cinema mudo que cai em decadência com o surgimento do cinema falado. O longa já se destacou em outras premiações e foi indicado a 10 categorias no Oscar, o fato do filme ser mudo e em preto e branco faz com que a pesquisa do figurino seja bem diferente dos outros correntes, por essa linguagem não abranger cores, trabalha-se muito com texturas, além, é claro de mostrar toda a graça da década, com chapéus cloche, e vestidos de melindrosa que fazem babar! O responsável pelo figurino é Mark Bridges.

“Jane Eyre”

<Inspirado no clássico de Charlotte Brontë escrito em 1847, onde a órfã é rejeitada pela tia, vai viver num colégio interno e se torna uma rica herdeira. O filme de Cary Fukunaga tem o figurino do premido Michael O’Connor (vencedor do Oscar 2008 por “A Duquesa”) o que mostra que há um ótimo trabalho de pesquisa. O figurino acompanha a mudança de vida da personagem que antes usava cores escuras e tecidos grosseiros, para tons leves e vestidos detalhados.

 “Anonymous”

A história é ambientada na Inglaterra do século XVI e questiona a verdadeira história de Shakespeare. Numa atmosfera escura o figurino tem muitos detalhes, além de peças que são clássicas da época como rufos, espartilhos e chapéus, os tons escuros e terrosos são reservados para os homens, a leveza fica por conta da Rainha Elizabeth I. Quem assina o figurino é Lisy Christl.

Já tem seu favorito? Eu ainda não…

nathália luna

Oi! Eu sou Nathália Luna, mas pode me chamar de Nathi. Sempre achei Nathália um nome sério demais, principalmente, para uma aquariana com ascendente em áries que desde a infância fazia experimentos fashion com sacolas de plástico como roupas e saia desfilando pela casa.

siga-me nas redes

insta

seguir
ads