Como sabemos a estampa étnica anda em alta, principalmente a Navajo. Dando uma olhada nessas estampas percebi quantas diferentes existem, sendo por se referirem a indumentária de um povo, a sua cultura, país, simbolo ou seu way of life.
Estampa Navajo:
A queridinha do momento é inspirada na indumentária dos índios norte-americanos da tribo Navajo. Com uma estampa em zigue-zague e bem colorida também explora franjas, penas, couro, ponchos. Às vezes a padronagem é chamada de Asteca.
Estampa Inglesa (Reino Unido):
Não é muito diferente do que acontece no caso americano, a bandeira e cores do Reino Unido estão estampadas em todas as peças.
Estampa Oriental:
Brinca com a foça e a delicadeza ao misturar tons fortes, ou clarinhos em tecidos leves. A padronagem frequentemente explora a escrita oriental ou as flores miúdas remetendo a flor de cerejeira, simbolo do Japão.
Estampa Africana:
Um povo riquíssimo culturalmente, com várias tribos diferentes é uma das maiores fontes de inspiração de designers e estilistas. Sabem misturar cores, materiais e formas de um jeito magnifico e único e isso se reflete na criação dos profissionais de moda.
Estampa escocesa:
O tão conhecido xadrez tem origem escocesa, o tipo tartan era usado para identificar os clãs na Escócia. Com a visita do Rei George IV em 1822 a Edimburgo e o incentivo da Rainha Victoria a estampa começou a ser popularizada.
Estampa indiana:
A estampa hoje conhecida com nome em inglês, Paisley, tem origem na Índia, no século XVII, na região da Caxemira, nome dado a estampa nos anos 70, quando bombou. Mais uma vez, foi a Inglaterra quem popularizou a estampa reproduzindo a padronagem numa cidade chamada Paisley…
Estampa brasileira:
Estampa brasileira ou tropical já tem sido vista há um certo tempo nas passarelas e pouco nas ruas. Padronagens inspiradas em nossa fauna e flora, mostrando aves, palmeiras, praias e tudo de lindo que remete ao país.